Campeonato Italiano

 

Van Basten é o favorito para substituir Leonardo no Milan, afirma jornal

Técnico holandês está sem clube desde a temporada passada

Ampliar FotoAgência/EFE

Van Basten pode assumir o Milan

Silvio Berlusconi revelou na semana passada que o brasileiro Leonardo não continuará no comando técnico do Milan. Com isso, os nomes já começaram a pipocar no clube.

 

Segundo o jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", a cúpula do clube italiano vem trabalhando forte parta definir logo o novo técnico para a próxima temporada. E o holandês Marco van Basten aparece com o principal candidato ao cargo a partir do segundo semestre deste ano. 

Van Basten atuou no Milan com jogador entre 1987 e 1995. O treinador está sem clube no momento, após comandar o Ajax na temporada passada. 

De acordo com o tabloide italiano, o nome de Van Basten é muito bem visto por Berlusconi para suceder Leonardo. Porém, Adriano Galliani tem outros nomes para o lugar do brasuca.

Roma reclama da postura do Lazio no jogo contra o Inter de Milão

Diretoria critica atitude do o rival em campo. Torcida vibrou com os gols da equipe de Milão durante os 90 minutos

A vitória do Internazionale por 2 a 0 sobre o Lazio, no último fim de semana, que valeu ao time de Milão a manutenção na ponta do Campeonato italiano, não caiu bem para o dirigentes do Roma, atual vice-líder da competição. 

A diretoria romana criticou a postura do Lazio durante o jogo e não descarta a possibilidade de apresentar um protesto oficial. Recorde-se que os torcedores do Lazio também chegaram a festejar os dois gols do Inter, numa atitude de provocação ao rival.

 

Rosella Sensi, presidente do Roma, também fez duras críticas ao time de Milão. 

- Depois do que vimos, definir o nosso campeonato como o mais bonito do mundo é, pelo menos, um disparate. Se fosse do Inter tinha vergonha de ganhar assim -disse. 

A duas rodadas do fim, a equipe de José Mourinho tem dois pontos de vantagem para o Roma e pode ser campeão na próxima rodada se vencer o Chievo e o rival perder para o Cagliari.

Com direito a gol brasileiro, Inter derrota Lazio fora de casa e retoma a liderança

Thiago Motta marca na tranquila vitória sobre a equipe da capital

Agência/Reuters

Thiago Motta comemora segundo gol do Inter

Motivado pela classificação à decisão da Liga dos Campeões, o Inter de Milão entrou em campo neste domingo diante do Lazio e não deu chances ao time da capital em duelo válido pela antepenúltima rodada doCampeonato Italiano . Com gols do argentino Samuel e do brasileiro Thiago Motta, a equipe do técnico português José Mourinho venceu por 2 a 0, chegou aos 76 pontos e retomou o primeiro lugar que havia perdido para o Roma (74) no dia anterior. 

O detalhe é que as duas equipes que brigam cabeça a cabeça pelo Scudetto se enfrentam na próxima quarta-feira na decisão da Copa da Itália. Como de praxe, a partida, em jogo único, acontece no estádio Olímpico de Roma. 

 

 


Mourinho escala time diferente 

Embora precisasse da vitória - o Inter entrou pressionado pelo triunfo do Roma diante do Parma -, Mourinho levou a campo uma equipe mais defensiva do que a de costume, apenas com Eto´o no ataque (Milito e Balotelli no banco) e cinco homens no meio de campo, entre eles, o brasileiro Maicon improvisado. 

No entanto, apesar do esquema retraído e mesmo atuando longe do estádio Giuseppe Meazza, a equipe visitante tomou conta do jogo desde o início. Eto´o, em duas oportunidades, teve a chance de marcar, mas parou nas mãos do uruguaio Muslera. 

Gol argentino 

Mas, nos acréscimos do primeiro tempo, o gol finalmente saiu graças ao zagueiro Samuel. Raçudo, o argentino iniciou a jogada, correu para área e recebeu cruzamento preciso de Sneijder. De cabeça, o defensor de 32 anos colocou no fundo das redes sem chances para Muslera.

 

Agência/AFP

Floccari, do Lazio, e Chivu, do Inter, disputam jogada no Olímpico de Roma

No segundo tempo, Samuel, mais uma vez, quase ampliou aos seis. A trave, entretanto, salvou a meta do Lazio que pouco produzia para um time que ainda corre risco de rebaixamento (está em 16º lugar, com 40 pontos, cinco à frente do Atalanta, primeiro clube na zona do descenso). Nas arquibancacadas do Olímpico, os tifosi do Lazio pouco se importavam e pareciam estar mais preocupados em ver o arquirrival Roma ficar mais distante do título.

 


Juventus empata e sai da zona europeia

Time não passa de 1 a 1 com o Catania, que praticamente afasta a possibilidade de rebaixamento. Sampdoria vence e segue no G-4

Ampliar FotoAgência/Getty Images

Muito marcado, Diego pouco criou na partida deste domingo, contra o Catania

O Juventus não passou de empate por 1 a 1 com o Catania, neste domingo, em jogo da 36ª rodada do Campeonato Italiano, e voltou a deixar a zona de classificação às copas europeias. Jogando fora de casa, o time chegou a sair na frente, gol de Marchisio, mas Silvestre igualou. 

Com o resultado, a Velha Senhora chegou a 55 pontos, mas caiu para a sétima posição. O Napoli, que bateu o Chievo por 2 a 1, tomou o sexto lugar, que vale vaga na Liga Europa (tem 56 pontos). Por outro lado, o Catania, com 41 pontos, praticamente se viu livre da ameaça de rebaixamento. 

O Juventus, que teve Felipe Melo e Diego titulares, começou o jogo mal e ainda na etapa inicial sofreu o primeiro gol. Buffon fez boa defesa em cabeçada no meio da área, mas Silvestre pegou a sobra e mandou para a rede. 

 No segundo tempo, o Juventus foi para cima e empatou. Marchisio, aos trancos e barrancos, invadiu a área e conseguiu bater rasteiro para deixar tudo igual. A Velha Senhora foi em busca da virada, mas não conseguiu mudar o placar. No fim, o ex-gremista Maxi Lopez ainda teve a chance de dar a vitória ao Catania, mas Buffon defendeu com o pé.

 

Felipe Melo escapa de expulsão


Destaque negativo para Felipe Melo, que perdeu a linha nos últimos minutos. O brasileiro escapou de ser expulso depois de largar a mão no rosto de um rival e, no fim, levou amarelo por carrinho violento. 

Em Gênova, o Sampdoria deu grande passo rumo à vaga na Liga dos Campeões ao bater o rebaixado Livorno por 2 a 0. Cassano e Ziegler fizeram os gols. 

 

Agência/Getty Images

Ziegler (à frente) é abraçado após matar o jogo para o Sampdoria, quarto colocado

O rival direto do Samp na briga pelo quarto lugar é o Palermo. A equipe bateu o Siena por 2 a 1, resultado que confirmou o rebaixamento do rival, e se manteve na quinta posição, logo atrás do Sampdoria (tem 61 pontos, contra 63 do adversário direto). 

Confira a 36ª rodada completa: 
Sábado 
Parma 1 x 2 Roma 
Milan 1 x 0 Fiorentina 

Domingo 
Atalanta 1 x 1 Bologna 
Bari 3 x 0 Genoa 
Cagliari 2 x 2 Udinese 
Catania 1 x 1 Juventus 
Chievo 1 x 2 Napoli 
Sampdoria 2 x 0 Livorno 
Siena 1 x 2 Palermo 
Lazio x Inter de Milão

 

 

Taddei marca, Roma bate Parma e agora espera por 'mãozinha' do arquirrival

 

Agência / Reuters

 

Time retoma a liderança e fica um ponto à frente do Inter de Milão, que visita o ameaçado Lazio (maior rival do Roma) neste domingo


Um gol do ex-palmeirense Taddei foi determinante para a vitória do Roma sobre o Parma, neste sábado, na abertura da 36ª rodada do. Além do brasileiro, Totti marcou para o time da capital, que venceu por 2 a 1 e voltou à liderança da competição. Lanzafame descontou. 

Com o resultado, o Roma chegou a 74 pontos, um a mais que o Inter de Milão, que neste domingo visita o Lazio. Maior rival dos romanistas, a equipe celeste ainda não está livre do rebaixamento e precisa de um bom resultado para afastar de vez o risco de degola. 

Mesmo jogando fora de casa, o Roma, que além de Taddei teve Júlio Sérgio e Juan titulares (Júlio Baptista só entrou no fim), saiu na frente logo no início. Totti recebeu livre na entrada da área e tocou com categoria por cima do goleiro para abrir o placar. 

Na etapa final, o Roma ampliou em nova jogada iniciada por Totti. O camisa 10 avançou pela direita e cruzou com açúcar para Taddei, que testou sem problemas para a rede.


O Parma ainda descontou com Lanzafame, de cabeça, mas não foi capaz de buscar o empate. O time, que aparece em décimo lugar (46 pontos), acabou o jogo com dez homens, uma vez que Jimenez foi expulso já perto do apito final.


- Durante a semana falamos que o campeonato não terminou. Ninguém vai entregar ou amolecer. Temos consciência disso. Viemos em busca da vitória e conseguimos - comentou Rodrigo Taddei, por intermédio de sua assessoria de imprensa.

 

 

Ronaldinho joga bem, faz gol e garante vitória do Milan sobre a Fiorentina

 

 

 

 

Agência/Reuters

Ronaldinho Gaúcho comemora gol do Milan. Frey, no chão, lamenta

 

 

Numa semana marcada por troca de farpas entre o técnico Leonardo e o chefão Silvio Berlusconi, o Milan derrotou a Fiorentina por 1 a 0 e praticamente assegurou uma vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada. Ronaldinho Gaúcho, melhor em campo, foi o autor do gol da vitória (de pênalti) que deixou os rossoneri na terceira colocação com 67 pontos. 

O Milan só perde a vaga na competição continental caso seja derrotado nos dois próximos jogos (contra Genoa e Juventus) e se o Sampdoria (quarto colocado com 60) vença seus três compromissos restantes.

Dida salva Milan no início, e Ronaldinho bombardeia Frey 

 

Agência/AFP

Leonardo grita com o time. Técnico dificilmente continuará na próxima temporada

 

Na modesta nona colocação com 46 pontos e sem nenhuma pretensão no Italiano, a Fiorentina começou assustando o Milan. Montolivo, em um belo chute da entrada da área, obrigou o brasileiro Dida se esticar todo e fazer uma bela defesa aos dois minutos.

A equipe Viola seguiu com o controle das ações até os 15 minutos quando os anfitriões chegaram pela primeira vez no ataque com perigo. Após cruzamento, Thiago Silva cabeceou com estilo, mas Cristiano Zanetti salvou em cima da linha. 

O lance empolgou o time do Milan que passou a dominar a partida. Ronaldinho Gaúcho, que começou apagado, também cresceu junto e criou várias oportunidades. Na primeira delas, aos 28, ele deu um drible magnífico em De Silvestri e chutou rasteiro para boa intervenção de Frey. 

Aos 41, em posição duvidosa, o dentuço quase fez o primeiro. Mas o goleiro francês voltou a aparecer bem. No minuto seguinte, em cobrança de falta, Ronaldinho - que levou um cartão amarelo por tentar simular um pênalti - obrigou Frey a trabalhar novamente. 

Gaúcho deixa Seedorf na cara do gol 

 

Agência/AFP

Ronaldinho foi o grande nome do Milan no triunfo sobre a Fiorentina

 

No segundo tempo, o Milan voltou como na etapa inicial, ou seja, pressionando os visitantes. Ronaldinho, um dos melhores em campo, seguia criando boas oportunidades e dando belos passes. Em um deles, deixou Seedorf na cara do gol. Mas o holandês desperdiçou. 

Aos 17, o ex-gremista bateu falta do lado esquerdo e, mais uma vez, foi parado por Frey. Vendo sua equipe ser pressionada, o técnico Cesare Prandelli sacou o meia Cristiano Zanetti e colocou o atacante brasileiro Keirrison aos 22. 

A substituição não surtiu muito efeito e o Milan acabou abrindo o placar aos 32. Ronaldinho cobrou pênalti sofrido por Borriello e fez a festa dos tifosi rossoneri. Décimo gol do meia-atacante - que não marcava desde o dia 16 de fevereiro (contra o Manchester United) - no Campeonato Italiano. 

Com a vantagem no marcador, o Milan diminuiu o ritmo e levou uma pequena pressão da Fiorentina e ainda teve um jogador expulso (Ambrosini). Mas, mesmo com um homem a menos, os donos da casa seguraram atrás e levaram os três pontos.

 

 

Lúcio rasga elogios a Mourinho: ‘Ele nos fez acreditar nos nossos sonhos’

 

Ampliar FotoAgência/Reuters

Mourinho é recebido por multidão após classificação do Inter para decisão da Champions

 

O zagueiro Lúcio, do Internazionale de Milão, disse que a boa fase do time é graças ao trabalho do treinador português José Mourinho. A informação é da agência de notícias italiana “Ansa”. 

De acordo com o capitão da seleção brasileira, o técnico transmite calma e motivação, o que tem sido fundamental para o bom rendimento da equipe. 

- Ele nos fez acreditar nos nossos sonhos, confiar na equipe e isso fez a diferença na competição. O treinador passa a sua segurança aos jogadores - afirmou o zagueiro. 

Na última quarta-feira, o Inter assegurou vaga na decisão da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique após eliminar o Barcelona no Camp Nou.