Adriano sobre a Copa: ‘Estou confiante que vou. Quero ir. Não sou maluco’
Em entrevista inesperada ao lado de Vagner Love, atacante diz que espera carimbar sua ida à África do Sul com bela atuação diante do Corinthians
Adriano não teme ficar fora da Copa do Mundo. Nesta terça-feira, ao lado do companheiro de ataque no Flamengo, Vagner Love, o Imperador deu uma inesperada entrevista coletiva no CT do Palmeiras, onde os rubro-negros se preparam para o duelo contra o Corinthians, no Pacaembu, na quarta-feira, às 21h50m, pelas oitavas de final da Taça Libertadores, e esbanjou confiança em sua ida ao Mundial. Para ele, uma boa atuação diante do Timão servirá para carimbar seu passaporte rumo à África do Sul.
- Estou muito feliz e sei que tenho a oportunidade de ir para seleção e disputar mais uma Copa do Mundo. Estou confiante que vou. Quero ir. Não sou maluco. Não quero deixar de disputar uma Copa. Isso se conquista com trabalho. Vou fazer uma bela partida e, aí sim, ter esse carimbo para a seleção – disse o Imperador.
Para o atacante, as críticas à sua queda de rendimento dentro de campo e as especulações em torno de sua vida pessoal não ameaçam sua reputação com o técnico Dunga.
- O Dunga me conhece, sabe da minha capacidade. Não importa o que sai nos jornais e o que as pessoas falam. Tenho minha responsabilidade com o Flamengo e com a seleção. Ele sabe que sempre ajudo ao máximo e que tenho comportamento excelente na seleção.
Torcida por Ronaldo, mas não nesta quarta
Perguntado sobre a fase difícil por que passa Ronaldo no Timão, o atacante rubro-negro lembrou que tanto ele quanto o Fenômeno estão acostumados à pressão e ressaltou a capacidade que ambos têm de dar a volta por cima diante de circunstâncias complicadas. Mas, apesar de ter desejado sorte ao amigo, o Imperador deixou claro que não vai torcer para que ele se recupere neste jogo
- Quando estamos muito pressionados, na hora certa, resolvemos. Passei para o grupo que temos de ficar muito atentos com ele (Ronaldo). Sei do que ele pode fazer, do que ele é capaz. Não o vejo sofrendo com a pressão. Sempre que isso acontece, ele dá a volta por cima, mas espero que isso não aconteça agora – brincou.
Adriano revelou que mantém contato com Ronaldo no dia a dia, mas reforçou que, ao menos por uma noite, a amizade entre os dois ficará em segundo plano.
- Nós nos falamos sempre, temos uma amizade dentro e fora de campo. Cada um está defendo o seu clube agora. Desejo a ele toda a sorte do mundo como eu sei que ele também me deseja a mesma coisa. É uma partida importante para nós dois, e espero sair o vencedor – afirmou o Imperador.
Esta será a segunda vez que os dois atacantes se enfrentam A primeira foi no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, na última quarta-feira, no Maracanã, quando o Flamengo venceu por 1 a 0.
Com isso, os rubro-negros jogam no Pacaembu com a vantagem do empate. Mesmo se perder pela diferença de um gol, a classificação para as quartas de final da competição sul-americana estará garantida. Só em caso de novo 1 a 0 que o jogo irá para os pênaltis.
Ex-Fla, Alessandro relembra atuações do Imperador como lateral: 'Ruim demais'
Jogador do Timão conta momentos que conviveu com Adriano na base do Rubro-Negro e se impressiona com transformação que ele teve na carreira
Adriano receberá uma atenção especial na partida contra o Corinthians, quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu, pelas oitavas de final da Taça Libertadores. Um gol do Imperador pode ser fatal na tentativa alvinegra de interver a vantagem carioca. O lateral-direito Alessandro, porém, conheceu o centroavante em um momento bem distinto da carreira. Se hoje ele é um dos mais temidos atacantes do futebol mundial, o ala do Timão se recorda do período em que ele não assustava ninguém atuando como lateral-esquerdo.
Revelado nas categorias de base do Flamengo, Alessandro viu de perto toda a trajetória de Adriano. Antes de chegar ao elenco profissional, o hoje Imperador quase foi dispensado do clube da Gávea por deficiência técnica. Entretanto, por insistência do técnico Carlinhos, comandante dos juvenis, passou para o ataque e não mais saiu.
- O Adriano era ruim demais. Ele era tão ruim como lateral que o treinador o mandou para o ataque para ver se dava certo. E deu. É impressionante como o futebol tem dessas coisas. Ele não tinha jeito para jogar na lateral, era todo desajeitado – afirmou Alessandro.
Apesar do pouco tempo de convivência, o lateral-direito relembra com carinho da amizade com Adriano. No período ainda fora dos profissionais, o atacante recebeu um apelido bem menos pomposo do que Imperador, como ficou conhecido na Itália: Scooby-Doo, cachorro trapalhão dos desenhos animados.
- Ele era o nosso Scooby-Doo (risos). O Adriano sempre foi um cara muito gente boa, de convivência fácil. Ele é assim até hoje – acrescentou o corintiano.
Os jogadores se reencontraram na equipe de cima pouco depois. Alessandro estreou como titular em 1999, enquanto Adriano apareceu na temporada seguinte. Em 2001, conquistaram o tricampeonato estadual.
Alessandro, aliás, não tem grandes recordações do período em que esteve no Flamengo. Apesar dos títulos e da projeção que ganhou, acabou sendo emprestado ao Palmeiras, em 2003, ao ser barrado pelo técnico Nelsinho Baptista. Depois disso, passou a rodar por inúmeros clubes: Dínamo Kiev-UCR, Cruzeiro, Grêmio, Santos e Corinthians.
- Não sinto muita coisa pelo Flamengo. Sou muito grato por ter me revelado, mas não tenho lembranças muito boas. Saí em um momento complicado do clube. Não guardo mágoa também. Isso é parte do passado – completou.
Classificação às quartas de final teria sabor especial para geração vitoriosa
Jogadores que entraram para história do Flamengo querem ultrapassar a ‘barreira’ das oitavas de final da Libertadores contra o Corinthians
Campeã da Copa do Brasil de 2006, Tri Campeã do Carioca (2008/09/10) e Campeã do Brasileiro 2009. O Flamengo tem uma geração de jogadores que entraram para a história do clube como uma das mais vitoriosas. Mas quando o assunto é Libertadores, os papéis se invertem e as glórias dão lugar a decepções homéricas. Afinal, nas últimas duas participações rubro-negras na competição, as oitavas de final foram o limite atingido.
Passar pelo Corinthians, nesta quarta-feira, no Pacaembu, e conquistar uma vaga nas quartas de final têm um significado especial para nomes como Bruno, Ronaldo Angelim, Leonardo Moura, Juan e Toró. São eles os únicos remanescentes das campanhas do Flamengo na Libertadores de 2007 e 2008. Nas duas ocasiões, esses jogadores sofreram com os vexames contra o Defensor e o América do México.
A atual diretoria sabe a importância que é passar dessa barreira das oitavas de final da competição. Por isso, a demonstração de confiança é a principal motivação que ela pode dar a esses jogadores. Foi isso que fez a presidente Patrícia Amorim.
- Avançar de fase tem uma importância muito grande para esse grupo que tem um ciclo virtuoso. Esse elenco ainda não fechou todas as conquistas do clube e merece continuar na competição. Temos um time vencedor e uma vitória (contra o Corinthians) mantém nossa casa de uma forma mais estável – disse Patrícia.
Como no jogo da última quarta-feira, no Maracanã, o Flamengo venceu o Corinthians por 1 a 0, o time entrará no campo do Pacaembu com a vantagem de jogar pelo empate. Mesmo se perder pela diferença de um gol, desde que faça um, a classificação para as quartas de final da Libertadores estará garantida. Só em caso de novo 1 a 0 que o jogo irá para os pênaltis. O duelo contra o Corinthians está marcado para as 21h50m (horário de Brasília) de quarta-feira, no Pacaembu.
Adriano acorda cedo no domingo e vai treinar no Ninho do Urubu
'Grave problema' com sua mãe teria sido o motivo da ausência do Imperador na atividade deste sábado. Esta foi a 12ª falta do atacante no ano
Depois de faltar ao treino da tarde deste sábado, o atacante Adriano levantou cedo neste domingo e foi ao Ninho do Urubu. O imperador chegou ao local de treinamento por volta das 09h45m, e a atividade estava marcada para começar às 10h. A ausência não havia sido justificada pelo Imperador. À noite, sua assessoria de imprensa comunicou que o jogador não foi ao clube por causa de um "grave problema" com sua mãe.
Adriano participou do treino da manhã de domingo no Ninho do Urubu
A ausência de sábado foi a 12ª falta de Adriano na temporada. Para piorar a situação do atacante, Jorginho, auxiliar do técnico Dunga, da seleção brasileira, foi ao Ninho do Urubu e testemunhou a indisciplina do jogador. Essa ausência do Imperador foi a primeira após a demissão do técnico Andrade e do vice-presidente de futebol Marcos Braz. A diretoria do Flamengo ainda não divulgou se vai punir o atleta.
O Flamengo se prepara para seu jogo mais importante do ano, quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), contra o Corinthians, no Pacaembu. Na primeira partida das oitavas de final da Libertadores, no Maracanã, o Rubro-Negro venceu o time paulista por 1 a 0. O gol foi marcado, de pênalti, por Adriano.
Treino tem ausência de Adriano, sem justificativa, e visita de auxiliar de Dunga
Em nota, Adriano justifica sumiço com 'problema grave com a mãe'
Depois de passar o dia incomunicável e preocupar a diretoria do Flamengo, o atacante Adriano justificou o sumiço. A assessoria do jogador divulgou uma nota oficial dizendo que ele teve problemas com a mãe, e por isso teve de se ausentar do treino do clube.
Ainda de acordo com a nota da assessoria, Adriano voltará às atividades normalmente, e vai participar dos treinos de domingo no clube.
“O atleta Adriano não pôde comparecer hoje ao treinamento do Flamengo devido a um problema grave com sua mãe. Por isso, o atleta ficou incomunicável durante toda a tarde. Amanhã, o atleta estará presente no treino de 9h no Ninho do Urubu e dará explicações ao técnico Rogério Lourenço e a toda a diretoria do clube”, disse a nota da assessoria.
Jorginho vai ao Ninho do Urubu para observar jogadores do Flamengo
Adriano ainda briga por um lugar entre os convocados da seleção brasileira que disputará a Copa do Mundo na África do Sul. Por isso, sua ausência no treino deste sábado à tarde pode pesar mais do que em outros dias. Jorginho, auxiliar do técnico Dunga, esteve presente no Ninho do Urubu para observar os jogadores do Flamengo.
A assessoria de imprensa do Flamengo informou que não foi apresentada qualquer justificativa para a ausência e que o gerente Isaías Tinoco aguarda um telefonema do atacante. O dirigente tentou estabelecer contato de qualquer maneira: ligou para a mãe, a avó, os primos e a assessoria de imprensa, mas teve sucesso. Por isso, pensa na possibilidade de passar na casa do jogador após o treino.
- Entrei em contato com todo mundo, e ninguém atendeu. A situação é preocupante - afirmou Isaías, que vai esperar pela justificativa de Adriano antes de decidir se vai ou não puni-lo.
Esta é a primeira vez que Adriano falta a um treino após a demissão do vice de futebol Marcos Braz, no último dia 23. Até então, as ausências do jogador tinham o aval da diretoria, que informava que ele havia sido liberado. Nessa sexta-feira, ele deixou o treino se queixando de dores nas costas, mas não fez tratamento.
O Flamengo enfrenta o Corinthians na próxima quarta-feira, às 21h50m, pela partida de volta das oitavas de final da Taça Libertadores. O treino deste sábado começou às 15h30m, mas a entrada da imprensa só foi liberada às 17h10m. O técnico Rogério Lourenço comandava então uma atividade com jogadas de bola parada, com Vinícius Pacheco treinando entre os titulares, o que indica que ele deve ser o substituto de Michael, expulso na vitória por 1 a 0 sobre os corintianos na quarta-feira. Neste domingo, o treino será às 10h, novamente no Ninho do urubu
Juan prevê um Ronaldo 'mordido' no duelo decisivo entre Fla e Corinthians
Lateral-esquerdo não se ilude com má atuação do Fenômeno no primeiro jogo e pede que o Rubro-Negro não se descuide no Pacaembu
Na primeira partida entre Flamengo e Corinthians pelas oitavas de final da Libertadores, na última quarta, no Maracanã, a defesa do Flamengo não teve muito trabalho para anular Ronaldo. A péssima atuação do Fenômeno teve direito até a matada de bola com a canela. Acostumados com exibições bem melhores do centroavante corintiano, os jogadores rubro-negros, no entanto, não se iludem com o mau momento do rival.
O lateral-esquerdo Juan acredita que, depois das críticas recebidas, Ronaldo vai se empenhar para provar que ainda é o Fenômeno. Ele pediu que os defensores rubro-negros não descuidem na marcação do camisa 9 do Corinthians.
- Acho que ele vem com mais vontade e determinação para provar sua qualidade. Por isso, temos que entrar ainda mais ligados. Um descuido pode nos custar a classificação - disse Juan.
Depois da vitória por 1 a 0 no Maracanã, o Flamengo enfrenta o Corinthians na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Pacaembu. O Rubro-Negro joga pelo empate ou até uma derrota por um gol de diferença (desde que faça um gol) para se classificar para as quartas de final da Libertadores. O Corinthians precisa vencer por dois gols. Um triunfo dos paulistas por 1 a 0 leva a decisão da vaga para os pênaltis.
Flamengo terá direito a dois mil ingressos para jogo contra o Corinthians
Clube carioca definirá neste sábado o que será feito com a carga de bilhetes para a partida de quarta-feira, no Pacaembu
Depois de uma pequena polêmica, está solucionado o problema de ingressos para a torcida do Flamengo no jogo contra o Corinthians nesta quarta-feira, no Pacaembu. De acordo com Lucio Blanco, diretor de arrecadação do clube paulista, o Rubro-Negro terá direito a duas mil entradas para o confronto pelas oitavas de final da Libertadores.
Na última quarta-feira, o presidente do Timão, Andrés Sanches, havia informado que o Flamengo teria direito a apenas 700 ingressos para o jogo, causando irritação dos dirigentes rubro-negros.
Resta saber agora como esses ingressos serão vendidos. Neste sábado, a empresa que administra a comercialização dos bilhetes entrará em contato com a diretoria do Flamengo para definir o que será feito com a carga destinada aos cariocas.