Santos

 

Copa: após papo com Dunga, Pelé revela que Ronaldinho está à frente de Neymar

Segundo publica a 'Folha de S. Paulo', Rei tem conversado muito com o comandante da seleção brasileira

Ampliar Fotoa/Divulgação

Neymar segura Pelé no colo, durante uma visita do Rei ao CT do Santos, há meses

Se alguma surpresa acontecer na convacação da seleção brasileira para aCopa do Mundo, dia 11, a maior chance é de que Ronaldinho esteja na lista, e não Neymar. Em entrevista à "Folha de S. Paulo", Pelé revelou que tem conversado com Dunga sobre a seleção. Segundo o Rei, o Gaúcho está mais perto de ser convocado do que a revelação santista. 

- Veja o Ronaldinho, que eu tirei da seleção. Ele voltou a jogar bola (bem) e está jogando muito (no Milan), está fazendo gols. Se eu tiver que convocar alguém, acha que eu vou levar quem? O Ronaldinho, que já disputou Copa do Mundo, que já esteve lá, ou o Neymar? - disse Dunga, de acordo com Pelé. 

O Rei contou ainda que o técnico da seleção vê em outros meninos da Vila potencial para chegar à seleção. E não se referiu nominalmente a Paulo Henrique Ganso. Para Dunga, Wesley, autor de dois gols no jogo de ida da final do Paulistão, "está jogando muito". Por fim, Pelé explicou que a comparação entre ele e Neymar, no que diz respeito à experiência à época de uma Copa, não é necessariamente igual. Apesar de ter sido campeão em 1958 com 17 anos, Pelé lembra que já tinha jogado pela seleção, inclusive na Copa Roca (torneio entre Brasil e Argentina). Neymar, por outro lado, jamais jogou pela seleção principal.

 

Peixe prepara nova fornada de craques e busca talentos até no exterior

Dirigente da base santista explica que clube está tentando achar novos jogadores direto na fonte para eliminar intermediários

Agência/Divulgação

Observado por Ganso e Neymar (ambos de boné), Alan Patrick mostra sua habilidade

A fábrica de craques do Santos continua funcionando. Enquanto os alvinegros curtem um ótimo momento, vibrando com mais uma nova geração de talentosos jogadores, que tem como expoentes o meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Neymar, uma nova fornada já está sendo preparada. Alguns já começaram a aparecer na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. São eles o lateral-direito Crystian, o volante Elivelton, ambos com 18 anos, e o meia Alan Patrick, de 19 anos. 
Alan Patrick deve ser o primeiro a despontar. Ele foi promovido ao time principal junto com o atacante André, no ano passado, e chegou a disputar quatro jogos. No início deste ano, voltou para o sub-20 para brilhar na Taça São Paulo. Com a camisa 10, chamou tanto a atenção, que é considerado o sucessor de Paulo Henrique Ganso. Ele só não teve chances no Paulistão 2010 porque teve de passar por uma pequena cirurgia. 

- Eu tive um cisto no ligamento cruzado que me atrapalhou. Operei depois da Copinha e fiquei um mês parado. Mas agora estou legal, esperando a chance de poder jogar no Brasileirão. O Santos tem um time jovem e eu acho que posso contribuir – disse o jogador, no Pacaembu, domingo passado, onde acompanhou seus companheiros que conquistaram o título paulista de 2010. 

O Peixe foi atrás de destaques de outros times e contratou para o time sub-20 os meias Acosta, que veio do Confiança-SE, e Marco Antônio, do São Caetano. Para a equipe sub-17, o Alvinegro contratou o garoto Bruno Lamas, meia que estava no São Paulo. O clube agora tenta tirar o goleiro André, do Corinthians, também sub-20.

Mercosul 
De acordo com o subdiretor de futebol amador do Peixe, Paulo Rogério de Carvalho, o clube também está voltando seus olhos para o mercado externo. No mês passado, o time sub-20 do Santos, que é comandado pelo ex-zagueiro Narciso, disputou um torneio no Uruguai. 

- Gostei muito do estilo dos jogadores uruguaios, argentinos. Eu acho que pode dar um fermento interessante combinar a garra deles com o nosso talento. Acho que eles podem ser bem formados aqui no Santos - explica. 

Direto na fonte 

Paulo de Carvalho explica que a nova diretoria, que assumiu o comando do clube no fim de 2009, após as eleições de dezembro, está tentando implantar uma nova filosofia para evitar que jogadores da base sejam fatiados por empresários. Hoje em dia, a grande maioria dos jovens talentos santista está mais nas mãos de intermediários do que do Santos. Na avaliação do clube, é como se apenas 50% da base santista fosse, de fato, do Peixe. 

- Nós estamos tentando reformular todos os contratos. Os novos jogadores têm, pelo menos, 75% dos seus direitos pertencentes ao Santos. Alguns são 80%. Estamos para contratar um garoto que será integralmente do clube - explica o dirigente. 

Ele explica que a base conta com um mercado próprio, repleto de empresários. Para evitá-los,  Peixe está tentando ir direto na fonte. 

- Como esses empresários chegam a esses garotos? Indo a jogos, torneios, pesquisando peneiras. Nós também estamos fazendo isso. Indo direto onde nascem os jogadores. Estamos implementando novas peneiras, buscando convencer os pais a assinarem diretamente com o clube. É difícil, mas nossa tentativa é de eliminar o intermediário. 

Jovem craque na berlinda 

 

Agência/Divulgação

Chera está em seu último ano de sub-15 e vive momento crucial

O meia Jean Chera, de 15 anos, sempre foi tratado com uma jóia rara no Peixe. Como Neymar, tem seus passos acompanhados desde muito cedo. Agora, porém, vive um momento crucial. Ele está em seu último ano como sub-15 e chegou a hora de provar que pode ser promovido ao sub-17. No entanto, terá de se enquadrar à nova política do clube. 

O garoto recebe salário de profissional desde 2008. Foi a maneira encontrada pelo clube a convencer a família do garoto a fugir do assédio. Ele já foi procurado por clubes espanhóis, alemães e portugueses. No entanto, sob nova direção, o Peixe não quer mais minicraques com salários altos. 

- Queremos tornar a coisa vertical, com todos sendo remunerados de acordo com um padrão – explica Paulo de Carvalho. 

Jean está sendo avaliado e no ano que vem o clube irá lhe propor seu primeiro contrato como profissional, mas com bases mais modestas.

Pacaembu recebe últimos retoques e abre seus portões para decisão do Estadual

Estádio que abrigará decisão entre Santos e Santo André já tem público nas arquibancadas para decisão do Campeonato Paulista.

Palco da partida entre Santos e Santo André, que às 16h deste domingo duelam pelo título do Campeonato Paulista, o Pacaembu já tem seus portões abertos para a entrada dos torcedores. Enquanto o público se acomoda nas arquibancadas, funcionários da Federação Paulista de Futebol (FPF) acertam os últimos detalhes do estádio, como a montagem do palco para a entrega do troféu de campeão. Antes de a bola rolar, o Hino Nacional do Brasil será tocado pela orquestra da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

 

Nos times, Rodrigo Mancha é a novidade entre os titulares do técnico Dorival Júnior. O volante santista entra na vaga de Wesley, que está suspenso. Já no Santo André, o técnico Sérgio Soares tem algumas dúvidas na escalação. O goleiro Júlio César levou uma dedada no olho, em um choque com Alê, e ainda não tem sua presença confirmada. Cicinho torceu o joelho direito e pode desfalcar a lateral direita. Toninho, suspenso, dá lugar ao zagueiro Halisson.

 

Vencedor do confronto do último domingo (3 a 2), o Santos pode até perder por um gol de diferença que ainda assim levanta seu 18º título do Estadual. Ao Santo André, só uma vitória por dois gols de diferença fará com que a equipe reverta a vantagem alvinegra e fiquei com a taça.

 

 

Com aval de médico santista, Neymar dispensa óculos para final do Paulista

Exame oftalmológico aponta que atleta está recuperado de lesão na íris do olho direito e pode disputar partida contra o Santo André sem a proteção


 

Ampliar FotoAgência/Estado

Neymar, sem os óculos, joga o rachão

O atacante Neymar não precisará usar os óculos de proteção na decisão do Campeonato Paulista, neste domingo, contra o Santo André, no Pacaembu. O jovem santista passou por exames oftalmológicos na noite da última sexta-feira, que constataram o fim do sangramento na íris do olho direito. 

- Ele não vai precisar usar os óculos. O sangramento foi absorvido e não há necessidade de usar a proteção nos olhos. O Neymar está se sentindo bem, sem dores e a pressão ocular está perfeita - disse Rodrigo Zogaib, médico santista que acompanhou o atleta nos exames.


Neymar machucou o olho direito sozinho, ao bater os dedos da mão na região, depois de uma queda na primeira partida da final do Paulistão, no último domingo. Na ocasião, o atacante precisou deixar o confronto no intervalo da partida. O camisa 7 chegou a ficar internado em um hospital em São Paulo até a noite da última segunda-feira, quando foi liberado para descansar em casa por três dias - ele não atuou na derrota por 3 a 2 para o Atlético-MG, na quarta, pelas quartas de final da Copa do Brasil.


Na quinta, o atacante voltou aos treinos, já usando os óculos para proteger o local lesionado. Neste sábado, apesar de saber que a proteção era desnecessária, Neymar voltou a treinar com o aparato, que chegou a ser usado também pelo volante Wesley, de brincadeira.

 

 

Neymar vê Europa distante, e presidente confia na família para manter atacante

Acordo dá preferência a Manchester City, mas jovem fica, diz dirigente

Ampliar FotoCarolina Elustondo/GLOBOESPORTE.COM

Neymar (de amarelo) ao lado do pai em evento

Neymar tem contrato com o Santos até 2014. Mas o clube terá que mostrar pulso bem firme se quiser manter o garoto durante a abertura da janela de transferências internacionais, no meio desde ano. Um time estrangeiro já demonstrou interesse público no jovem de18 anos: o Manchester City, que ao liberar Robinho para a equipe santista, conseguiu prioridade na compra de Neymar. Pelo menos até o dia 4 de agosto, quando se encerra a passagem de Robinho pela Vila Belmiro.


Questionado se está pronto para jogar na Europa, Neymar não soube responder com firmeza. Mas uma coisa ele garante: primeiro quer pensar apenas no Santos e conquistar seu primeiro título, o que pode acontecer neste domingo, às 16h, no Pacaembu, diante do Santo André. O Peixe pode perder por até um gol de diferença que fica com a taça do Paulistão.


- Não sei se estou preparado para a Europa, mas estou tentando me preparar. Primeiro tenho que pensar no Santos, é aqui que eu jogo, quero ser campeão e depois quem sabe pensar em Europa. Agora não me preocupo com isso. A ida para lá será uma consequência do bom trabalho feito no Brasil. Se assinei contrato com o Santos até 2014 é porque pretendo cumprir - justificou Neymar.


 

Apesar do acordo de prioridade com o Manchester City, o Santos não pretende vender Neymar nesta janela do meio do ano. É o que afirma o presidente do clube, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. Para manter o garoto na Vila, o mandatário diz que conta com os pais de Neymar, que sempre orientam muito bem a carreira do promissor atacante. Hoje a multa rescisória do jovem é de € 35 milhões (cerca de R$ 80 milhões).


- No momento não tem proposta oficial por nenhum dos garotos, o que tem é muito intermediário que se diz representante de clube A ou B. Ninguém vai ser negociado agora. Tenho conversado com os pais do Neymar, que sabem que primeiro ele tem que amadurecer aqui no Brasil, para depois ir para a Europa sem bater lá e voltar, como acontece com outros jogadores - ressaltou o dirigente santista.

 

 

 

Neymar: 'Se o Santos for campeão verei o papai de moicano'

Jovem cobra aposta, ainda que tenha sido em tom de brincadeira

Ampliar FotoCarolina Elustondo/GLOBOESPORTE.COM

Neymar durante o evento em São Paulo

O Santos venceu o Santo André por 3 a 2 no último domingo, no Pacaembu, e pode perder até por um gol de diferença que fica com o título do Paulistão neste domingo, às 16h, no mesmo estádio. E uma inocente brincadeira na família de Neymar virou aposta: seu Neymar, pai do atacante do Peixe, disse que adotaria o corte moicano do filho se o time fosse campeão. Mesmo jurando que falou apenas para provocar o menino, o patriarca agora terá que cumprir a palavra.


- Se o Santos for campeão será um prazer ter o cabelo moicano, mas é uma aposta simbólica, vamos ver se ele esquece - ressaltou o pai.


Neymar, o filho, não deixou barato:


- Está gravado aí: se o Santos for campeão verei o papai de moicano!


O garoto, uma das estrelas do Peixe, foi anunciado como garoto propaganda de uma multinacional de eletrônicos nestea quinta-feira, em evento realizado no Pacaembu. Neymar será o símbolo de uma campanha ecológica e de um concurso cultural que incentiva o cliente a adotar uma árvore virtual. Em troca, a empresa plantará árvores verdadeiras. Feliz com a possibilidade de o filho ser um exemplo para crianças, seu Neymar ressaltou a parceria e elogiou o atacante de 18 anos.


- O Neymar tem sido sempre obediente, é teimoso em certos momentos, mas sempre está querendo melhorar. Não formamos um atleta e sim um cidadão. Esse projeto ecológico move gerações e esperamos que ele e cresça junto com o meu filho.